terça-feira, 18 de agosto de 2009

Trabalho

Pessoal, eis de volta a postagem que removi com o trabalho, e os devidos comentários de vocês, com as respostas (corrigidas)!


Pessoas, aí vão as questões sobre o artigo "A volta dos fantasmas" (por Leonardo Attuch - Revista ISTOÉ 2066 - 17/06/2009).
As regras são simples:
- Em duplas
- Podem consultar o texto
- Das cinco questões a seguir, CADA DUPLA DEVE ESCOLHER APENAS TRÊS PARA RESPONDER
- Responder por comentário, COLOCANDO os números das questões escolhidas para responder e OS NOMES DOS COMPONENTES DA DUPLA, AO FINAL DO COMENTÁRIO

Buenas, eis as questões, divirtam-se!!!

1. Que semelhanças entre o contexto econômico atual e o da Crise de 1929 podemos encontrar no texto?
2. Qual era o resultado esperado nas eleições de 7-J? Por quê?
3. Analise o resultado das eleições de 7J, ilustrando com um exemplo.
4. Como as eleições de 7-J são comparadas à crise de 1929?
5. O autor do artigo encerra-o afirmando que "O mundo já viu esse filme." A que ele está se referindo? Justifique a resposta.

14 comentários:

  1. Ananda e Jéssica Oliveira9 de julho de 2009 às 07:03

    2 - O resultado esperado era que os partidos de esquerda ganhassem, devido à crise, pois esses partidos apoiavam a intervenção mais forte do Estado na economia.

    3 - O resultado foi contrário do esperado, com uma Europa cada vez mais "de direita". Na Áustria e Na Holanda, por exemplo, a situação é caracterizada como de "extrema-direita", tornando os países cada vez mais protecionistas, xenófobos e fechados aos imigrantes.

    5 - Ele está se referindo à crise de 29, onde um problema econômico levou à muitos problemas sociais absurdos como o nazismo, nacionalismo e facismo, por exemplo. É possível que isso aconteça novamente pelo resultado da eleição, onde partidos de extrema direita, que são os que apoiam o facismo, nacionalismo e nazismo, vencem.

    Ananda e Jéssica Oliveira

    ResponderExcluir
  2. 2.Esperava-se que o povo votasse no partido da esquerda, a favor do socialismo, mas acabou que o resultado da votação foi o oposto; o povo votou pela direita, protencionista, xenófoba e fechada aos imigrantes.

    4.sobre a crise de 1929, alguns historiadores afirmam que, por conta da crise, é que ocorreram o Nazismo, facismo, etc. e isso está se assemelhando a situação atual, que está também em crise, o que traz a desesperança e a xenefobia.

    5.O autor refere-se ao nazismo; a Europa está seguindo os passos nazistas,com a xenofobia,odiando imigrantes e então defende uma suposta Supremacia europeia (novamente).

    Bruna Isidoro e Carolina Pereira

    ResponderExcluir
  3. 2. O resultado esperado na eleições de 7-j, era de que o colapso de Wall Street fortalecesse os partidos de esquerda, que pregam uma intervenção mais forte do Estado na economia , porém ocorreu justamente o contrário.
    4. O autor compara as eleições de 7-j com a crise de 1929 pelo fato de as duas terem uma mesma origem, na caso, a não intervenção do Estado na econômia, o que fez com que a crise tomasse grande proporções. A crise de 1929 fez com que surgisse partidos facistas e nazistas, e esses fossem levados ao poder, a crise atual, está levando ao poder membros desses partidos novamente.
    5. Com a frase o autor está referindo-se a crise de 1929, já que as duas tiveram o mesmo ponto de origem, e tiveram também algumas consequencias em comum, como o desemprego em massa, ou empregados ameaçados, a forte aversão aos estrangeiros.
    Nomes: Juliana Isidoro
    Mariana Nunes

    ResponderExcluir
  4. Cristiane e Jéssica Diogo9 de julho de 2009 às 07:11

    4- O que torna o 7-J mais relevante é o fato de ter sido a primeira eleição posterior à crise que vem sendo chamada por muitos analistas de "a maior desde o crash de 1929". Isso porque, se a história estiver mesmo se repetindo, será um sinal bastante negativo.

    2- O resultado esperado nas eleições 7-J que alguns analistas imaginavam queo colapso de Wall Street, e, portanto, do neoliberalismo econômico, fortaleceria os partidos de esquerda, que pregam uma intervenção mais forte do Estado na economia, ocorreu justamente o contrário. Num continente devastado pela recessão e pelo desemprego, os eleitores seguiram seus instintos mais primitivos na hora de votar. E a tentência que emergiu das urnas foi clara: os ventos que hoje sopram na Europa são de direita.

    5- "A primeira consequência do nacionalismo político é o protecionismo econômico", diz o embaixador Roberto Azevedo, que serve na Organização Mundial do Comércio. "O passo seguinte é a xenofobia". Eis aí um retrato do eleitor do velho continente após a crise econômica: desempregado ou com o emprego ameaçado, ele culpa os imigrantes pelo seu próprio fracasso e volta a defender o retorno de uma suposta supremacia europeia. Ou seja, como ele disse isso já tinha acontecido antes.

    ResponderExcluir
  5. 2)O resultado esperado era que o neoliberalismo econômico,fortaleceria os partidos da esquerda,que pregam uma intervensão mais forte do estado na economia,mas ocorreu justamente o contrário.Eles também esperavam,que os candidatos mudassem o continente que estava devastado pela recessão e pelo desemprego.Mas os ventos que sopram hoje na Europa são de direita. 3)O partido da direita elegeu muito mais representantes para dirigirem a câmara europeia e assim derrotaram os socialistas.(O partido de centro-direita elegeu muito mais representantes do que o socialista comandados por José Luís Zapatero). 4)A crise de 1929 caracteriza-se pacífica,globalizante e marcada pela tolerância.Já a de 1930 caracteriza-se por ser totalmente diversa.E muitos historiadores apontam o crash financeiro de Wall Street como a raiz de todos trágicos "ismos" do século XX:nazismo,fascismo e nacionalismo. Nomes:Edemar,Almir Números:15,03

    ResponderExcluir
  6. Carlo e Bruno

    2. Esperavam que o colapso do neoliberalismo econômico, fortaleceria os partidos de esquerda, que pregavam uma intervenção forte do Estado na econômia.

    3. Teve como resultados uma Europa mais protecionista, xenófoba e fechada á imigrantes, um dos fatores negativos foi que apenas 43% dos eleitores compareceram ás urnas,tiveram como vencedores candidatos de extrema direita que influenciariam o nazismo, o fascismo e o nacionalismo.

    5. ele diz isso porque foi prticamente igual a crise de 7-j, que os desempregados ou quase desempregados culpavam os imigrantes pelo seu próprio facrasso e defende o retorno se uma suposta supremacia européia.

    ResponderExcluir
  7. Aryane e Bruna Medeiros9 de julho de 2009 às 07:13

    2 - Eles imaginavam que a eleição iria fortalecer os partidos de esquerda, que pregam uma intervensão mais forte do estado na economia.

    3 - Apesar dos representantes acreditarem numa vitória do partido da esquerda, os eleitores votaram justamente ao contrário. Como exemplo podemos citar a Europa dos próximos anos que tenderá a ser mais protencionista, xenófoba, e, fechada aos imigrantes.

    5 - O Autor refere-se ao crash financeiro de Wall Street em 1929, onde houve uma ascenção dos "ismos", e agora ha ascenção dos protencionistas e xenofábos na Europa.

    Aryane e Bruna Medeiros

    ResponderExcluir
  8. Carlo e Bruno

    2. Esperavam que o colapso do neoliberalismo econômico, fortaleceria os partidos de esquerda, que pregavam uma intervenção forte do Estado na econômia.

    3. Teve como resultados uma Europa mais protecionista, xenófoba e fechada á imigrantes, um dos fatores negativos foi que apenas 43% dos eleitores compareceram ás urnas,tiveram como vencedores candidatos de extrema direita que influenciariam o nazismo, o fascismo e o nacionalismo.

    5. ele diz isso porque foi prticamente igual a crise de 7-j, que os desempregados ou quase desempregados culpavam os imigrantes pelo seu próprio facrasso e defende o retorno se uma suposta supremacia européia.

    ResponderExcluir
  9. 2- O resultado esperado das eleições seria que a data ficaria marcada na história como o marco inaugural de um cataclisma político; porque, acreditavam que o neoliberalismo econômico, fortaleceria os partidos de esquerda, que pregam uma intervenção mais forte do Estado na econômia.

    4- é o fato de ter sido a primeira eleição posterior á crise que vem sendo chamada por muitos analistas de a maior desde o crash de 1929, pois se a história estiver mesmo se repetindo será um sinal bastante negativo.

    Bárbara de Borba / Suellen Santos

    ResponderExcluir
  10. Vamos por partes:
    BÁRBARA B.T. E SUELLEN: a questão 2 está errada, pois vocês colocaram a importância da data, mas a pergunta era a respeito do resultado prático esperado. A 4 está em parte certa, se tivessem explicado o porquê de ser negativo. Faltou uma questão, era para responder três... NOTA: 0,5


    CARLO E BRUNO: 2-certa; 3-faltou o exemplo e 5-o que foi igual? NOTA: 1,5


    ARYANE E BRUNA MEDEIROS: 2-certa; 3 faltou o exemplo; 5-certa. NOTA: 3


    EDEMAR E ALMIR: 2-certa; 3-qual é o exemplo?; 4-crise de 1930??? NOTA: 2


    CRISTIANE E JÉSSICA DIOGO: 2-certa; 4-não é por ser a primeira; 5-certa. NOTA: 2


    JULIANA E MARIANA: 2, 4 e 5 certas. NOTA: 3


    CAROL E BRUNA I.: 2-faltou justificar; 4-certa; 5-certa. NOTA:2,5


    ANANDA E JÉSSICA OLIVEIRA: 2, 3, e 5 certas. NOTA: 3

    ResponderExcluir
  11. ALESSANDRO E RAFAELA
    4-Que na crise de 1929 ocorreu a criaçao de nazismo,facismo e na eleiçao de 7j esperava-se candidatos de esquerda(socialistas),mas foram eleitos candidados de direita que pregam coisas semelhantes ao nazismo,facismo,etc.
    2-O resultado das eleiçoes eram candidatos de partidos de esquerda ,mas apenas candidatos de partidos de direita ou extrema-direita foram
    eleitos.
    1-Fortalecimento dos partidos de esquerda que pregavam uma intervençao mais forte do estado na economia coisa que podemos ver na crise de hoje nos estados unidos onde o governo esta comprando empresas ou seja intervindo na economia.

    4-certa; 2-faltou justificar; 1-só há semelhança posterior? antes e durante a crise, não há nada de semelhante? NOTA: 2

    ResponderExcluir
  12. Barbara Diogo, Fernanda, Gabriela.
    2- Se alguns analistas imaginavam que o colapso de WALL STREET, e portanto, do neoliberalismo econômico, fortaleceria os partidos de esquerda, que pregam uma intervenção mais forte do estado na econômia, ocorreu justamente o contrário. Pelo desemprego e recessão do continente, os eleitores seguiram seus instintos na eleiçao. E a tendência era: os ventos que hoje sopram na Europa são de direita. A Europa dos proximos anos será mais protecionista, xenofoba, e fechada aos imigrantes.

    3- A eleição revelou derrotas, e novos rostos que deverão estar no poder nos próximos anos. O maior perdedor foi Gordon Brown que no início da crise queria estatar os bancos e aumentar os gastos públicos. Os trabalhistas foram humilhados nas urnas.
    4- O 7-J foi a primeira eleição depois da crise de 1929, no início da crise um dos candidatos parecia ter a solução, mas ao propor a estatização dos bancos e o aumento dos gastos públicos. Mas houve uma péssima votação, humilhando os trabalhistas e o candidati passou a última semana desmentindo boatos de que renunciaria. A Espanha teve uma taxa de desemprego de 20%, foram eleitos muito mais represenantes para a câmara europeia do que os socialistas. Por fim, a social-democracia, também teve votações mínimas em países centrais, como a França, Alemanha e Itália. Os eleitores tinham medo da imigração e da globalização desgovernada.

    2-certa; 3-faltou a análise; 4-errada, a eleição de 7J não foi a primeira depois de 1929. E ainda faltou a comparação. NOTA: 1,5

    ResponderExcluir
  13. NOMES: LUCAS, GUILHERME POLANO
    2 ) O resultado esperado era: que seria uma daquelas datas que ficam marcadas na história como o marco inaugural de um cataclismo político.
    Se alguns analistas imaginavam que o colapso de Wall Street e, portanto, do neoliberalismo econômico, fortaleceria os partidos da esquerda, que pregavam uma intervenção mais forte do estado na economia, ocorreu justamente ao contrario.

    3 ) Austrália e Holanda: é até de extrema-direita, o que significa que a Europa dos próximos anos tenderá a ser mais protecionista, xenófoba e fechada aos imigrantes. E até mesmos partidos que pregam a dissolução da união européia e da moeda comum elegeram membros para o parlamento de Estrasburgo. Outro fator negativo foi o desencanto com a política - apenas 43 % dos eleitores compareceram nas urnas.

    5 ) O autor se refere a crise econômica do século XX entre o período de 1920 e 1930. muitos historiadores apontam o crash financeiro de Wall Street como a raiz de todos os trágicos “ismos” do século XX.
    Entendemos que a crise econômica atual é semelhante aos acontecimentos registrados no período de 1920 e 1930.

    2-certa; 3-certa; 5-em parte. Quais "ismos"? quais acontecimentos? NOTA: 2,5

    ResponderExcluir
  14. RAÍSSA PEREIRA VIEIRA E JENIFFER THAIS DA SILVA

    1) Semelhanças como taxas de desemprego, escândalos dos politicos, trabalhadores e estudantes fazendo paralizações, etc. O que ocorre atulmente não óe muito diferente e sim um pouco pior.

    2) O resultado das eleições eram que os partidos políticos de esquerda ganhassem, porque houve um colapso de Wall Street e do neoliberalismo econômico que os fortalecia e pregam uma intervenção mais forte de Estado na economia.

    4) A crise de 29 é considerada a pior. Mas as eleições 7-J estão sendo chamadas dee "a maior desde o crash de 29". Porque seria uma daquelas datas que ficam marcadas na história como um marco; com piores votações, grandes escândalos, enormes paralizações e muitas oscilações na economia do Estado.

    1-errada, falaram apenas em política e só no Brasil, a questão é sobre os contextos ECONÔMICOS, atual e pós-1929. 2-certa; 4-errada, vocês simplesmente não compararam ou sequer explicaram como podem ser comparadas. NOTA: 1

    ResponderExcluir