quinta-feira, 16 de abril de 2009

Esqueminha Revolução Industrial - I

Pessoas, como não dá para colocar apresentação de ppt aqui, vou colocar na forma de itens mesmo tudo o que está naquele ppt que trabalhamos em aula.
Aí vai o início:

A Revolução Industrial

Chamamos de Revolução Industrial o processo que tem início na Inglaterra, a partir do século XVIII, caracterizado, a princípio, por uma série de inovações tecnológicas, no setor de máquinas. A partir deste processo, então, o que passa a ocorrer é uma utilização cada vez maior de máquinas no setor produtivo, diminuindo cada vez mais a importância do trabalho manual ou artesanato. Toda essa primeira fase da Revolução Industrial se dá com base na queima de carvão como “combustível” dessas máquinas.
O termo “Revolução” explica-se pela abrangência de transformações que este processo gerou na sociedade, nas mais diversas áreas:
® Transformações econômicas
® Transformações políticas
® Transformações sociais
® Transformações culturais
® Transformações físicas

O fato de tal processo ter começado na Inglaterra pode ser facilmente explicado se tivermos em vista que este era o país que reunia as maiores condições para isto, sob vários pontos de vista:
® Condições políticas favoráveis (Revoluções Inglesas do século XVII – acabaram com o Absolutismo naquele país, mais de 100 anos antes de o mesmo acontecer em outros países)
® Acúmulo de capitais: obtidos através do Ato de Navegação (conjunto de leis baixadas por Oliver Cromwell em 1651 que determinavam que todo e qualquer transporte de mercadorias da ou para a Inglaterra só poderia acontecer, a partir de então, através de navios ingleses. Com isso os ingleses “seguram” o dinheiro dentro do país) e da exploração de colônias (a Inglaterra possuía colônias na América do Norte, na África e na Ásia)
® Mão-de-obra em abundância: através do processo chamado de “cercamento dos campos”, em que a nobreza rural inglesa expulsou os pequenos camponeses de suas terras; estes, acabaram, portanto, migrando para as cidades
® Grande quantidade de matérias-primas
® Mercados consumidores (a Inglaterra era o único país industrializado, portanto poderia vender seus produtos pelo continente europeu inteiro – e no resto do mundo)
® Grandes reservas de ferro (necessário para fazer as máquinas) e carvão (necessário para fazê-las funcionar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário