terça-feira, 6 de outubro de 2009

Arthur Bernardes


ARTHUR BERNARDES

Nome completo: Arthur da Silva Bernardes.
Período em que esteve no poder: 15/11/1922 a 15/11/1926.
Como assumiu: eleição direta. 466.877 (quatrocentos e sessenta e seis mil oitocentos e setenta e sete).

Realizações: Além da oposição por parte da baixa oficialidade militar (incentivados pela revolução comunista), ele ainda confrontou uma guerra civil no Rio Grande do Sul, onde Borges de Medeiros tentava se eleger presidente do estado pela quinta vez consecutiva, e também o movimento operário, que se fortalecia novamente. Em 1923 e 1924 ocorreram novas ações tenentistas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, respectivamente. Tudo isso levou Bernardes a decretar quase que ininterruptamente o estado de sítio(Medida extrema, que pode ser decretada caso o estado de defesa não tenha surtido o efeito desejado ou em virtude de declaração de guerra).
Artur Bernardes foi o pioneiro da siderurgia em Minas Gerais e sempre se bateu pela ideologia nacionalista e de defesa dos recursos naturais do Brasil.
Foi contrário à ascensão de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada ao governo de Minas Gerais mas não pode evitá-la.
Acontecimentos: Sob seu governo, o Brasil se retirou da Liga das Nações em 1926.
Bernardes promoveu a única reforma da Constituição de 1891, reforma que foi promulgada em setembro de 1926 e que alterava principalmente as condições para se estabelecer o estado de sítio no Brasil. Após deixar o governo, foi eleito senador em 1929.

CAROLINA E MARIANA

Um comentário: