terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rodrigues Alves - Parte II (até a morte...)


RODRIGUES ALVES

Nome Completo: Francisco de Paula Rodrigues Alves
*Período em que esteve no poder:
Foi eleito duas vezes, cumpriu integralmente o primeiro mandato (1902 a 1906), mas faleceu antes de assumir o segundo mandato (que deveria se estender de 1918 a 1922).
*Como assumiu:
A facilidade para obter novos créditos no exterior, devido a conjuntura econômica favorável que o país se encontrava, face a recuperação dos preços do café no mercado internacional e a austera política de saneamento financeiro executada por seu antecessor, permitiu que Rodrigues Alves tornasse a contrair dívidas junto a estes mesmos banqueiros para financiar a remodelação urbanística e o saneamento da capital federal, pontos básicos de seu programa de governo. As condições sanitárias da cidade, que desde meados do século anterior convivia com sucessivos surtos de doenças infecciosas, vinham ameaçando a política de estímulo a imigração, indispensável para o suprimento de mão-de-obra aos setores mais dinâmicos da economia brasileira após o declínio do trabalho escravo.
*Realizações:
Seu governo foi destacado pela campanha da vacina obrigatória, que ocasionou a Revolta da Vacina,promovida pelo médico Osvaldo Cruz,e pela reforma da cidade do Rio de Janeiro.Em seu governo ocorreu também a revolta da Escola Militar e o Convênio de Taubaté, que foi a primeira política de valorização do café. Esse convênio reuniu São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e eles decidiram que o governo federal compraria e estocaria as sacas de café para evitar a queda de preço.Também determinaram um imposto de três francos por saca exportada.

*Acontecimentos:
Foi durante sua gestão que o Brasil anexou o território do Acre (hoje Estado do Acre), após um acordo com a Bolívia, negociado pelo Barão do Rio Branco, e que determinava que o Brasil pagaria àquele país dois milhões de libras esterlinas e construiria a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, por onde seria escoada a produção de borracha.
O Governo Rodrigues Alves enfrentou ainda uma grave crise do café, ocasionada pela superprodução e queda dos preços do produto no mercado. Para enfrentar essa crise, foi assinado, em março de 1906, o Convênio de Taubaté, onde os governos estaduais se comprometiam a comprar o excedente da produção para garantir os preços. Este acordo contribuiria para o reendividamento do Brasil, uma vez que para cumpri-lo, os estados recorreram a empréstimos externos.
BIANCA, BRUNO, JULIANE

Um comentário: