terça-feira, 29 de setembro de 2009

Enfim, um civil: Prudente de Morais


PRUDENTE DE MORAIS



Nome completo: Prudente José de Morais e Barros
Período em que esteve no poder: 15.11.1894 a 15.11.1898
Tipo de eleição: direta, recebeu 276.583 votos
Realizações e Acontecimentos: Prudente de Morais foi o terceiro presidente do Brasil, mas o primeiro presidente civil da Primeira República. Sua eleição encerra o período dos governos provisórios dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto e marca o início do predomínio da oligarquia cafeicultora no poder. Assumiu o governo federal num momento em que o país atravessava uma grave crise econômica e um conflito político envolvendo divergências de interesse entre as duas principais facções republicanas: os radicais florianistas e a oligarquia cafeeira. Prudente de Morais pacificou o estado do Rio Grande do Sul e venceu a Guerra de Canudos. Essas vitórias fortaleceram seu o governo e seu mandato. Em fevereiro de 1895 resolvia-se com o arbitramento do Presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland, a questão de limites com a Argentina (a questão das Palmas); no mês seguinte reatavam-se relações diplomáticas com Portugal, rompidas um ano antes, quando dois navios portugueses deram asilo político a Saldanha da Gama e a outros participantes da Revolta Armada. Sob arbitramento do governo português, solucionou-se o caso da Ilha da Trindade, ocupada desde dezembro de 1895 pelos ingleses, sob a alegação de não existirem ali marcos indicativos da posse brasileira.
ANANDA, JÉSSICA OLIVEIRA, RAFAELA

3 comentários:

  1. Está MUITO sucinto, sem explicação nenhuma. E o que é pior: ctrl C + ctrl V em um trabalho de 3° ano?????? Bah, aí é brabo, vocês podem fazer melhor que isso...
    Sor Rafael

    ResponderExcluir
  2. A propósito: tirar hyperlinks não é só selecioná-lo, botar em preto e tirar o sublinhado; se fizer isso o link permanece!

    ResponderExcluir
  3. num conseguir entender nadinha, pÔ nao dar pra colocar mais claro nao-

    ResponderExcluir