quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rodrigues Alves - Parte I

Rodrigues Alves

Período de governo(1902-1906)
Como Assumiu: venceu as eleições presidenciais com o apoio de Campos Sales e dos Partidos Republicanos Paulista e Mineiro. Rodrigues Alves era grande proprietário de terras paulista e ex-ministro da Fazenda do governo de Prudente de Moraes.
Rodrigues Alves foi eleito com respaldo da aliança política entre as
oligarquias agrárias de São Paulo e Minas Gerais, selada pelo acordo
da Política dos Governadores.
Adotou uma política de incentivo imigração, investiu na remodelação do porto de Rio de Janeiro e na reurbanização da cidade.

*Para colocar em pratica os projetos de obras de melhoria do saneamento urbano e diminuiu da febre amarela, e outras doenças, o presidente formou uma equipe composta pelo presidente Francisco Pereira Passos, o cientista Oswaldo Cruz e liderada pelo general Lauro Muller, ministro da Aviação e Obras Públicas.

*Oswaldo Cruz organizou um "esquadrão" destinado a caçar ratos pela cidade, para sanar a peste; para cada animal morto, eram pagos 300 réis. Contra a febre, deflagrou uma guerra contra insetos, pulverizando, casas e quintais. Apesar dos bons resultados, causou o descontentamento do povo. Para piorar, em 1904, foi tornada obrigatória a vacina contra a varíola.
*Em seu governo, também foi assinado o Convenio de Taubaté medida intervencionista em favor da manutenção dos preços do café pela compra e estocagem dos excedentes da produção.Os estados que participavam do convenio (SP, RJ e MG) recorreram em ritimos externos, o que contrariava a austeridade deflacionaria do governo de Rodrigues Alves.
* Principais acontecimentos: O paulista Rodrigues Alves tomou posse em 1902 e encontrou as finanças do país em ordem.
Seu governo foi caracterizado pelas grandes obras públicas e saneamento.
As principais obras realizadas no período foram as seguintes:
*construção do teatro Municipal.
construção da Biblioteca Nascional.
*Auxílio ás construções da faculdade de Direito em Recife e de Medicina em São Paulo e Salvador.
*Melhoria em trechos da estrada de ferro da central do Brasil.
*Compras de navios de guerra da Inglaterra.
*Instalação da fábrica de pólvora em piquete, São Paulo.

Remodelação da capital federal, ampliação do porto do Rio de Janeiro e saneamento da Lagoa Rodrigo de Freitas,construção do cais, melhoramento do abastecimento de água, reorganização da cidade,etc.

*Em relação aos serviços de higiene,tomaram-se maiores cuidados com relação á saúde pública.
Destacou-se o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que pôs em prática o plano de combate á febre amarela.Esse plano simplesmente foi imposto á população,sem o necessário esclarecimento.

*Em 1904,estorava a Rrevolta da Vacina. Violentas manifestações populares sacudiram o Rio de Janeiro, provocadas pela arbitrariedades que promoviam a campanha da vacina contra varíola, impondo, ditatorial mente,á população, a obrigatoriedade da vacina,sem promover quaisquer esclarecimentos anteriores.
O povo saiu ás ruas, arrebentando a recém-inaugurada iluminação pública em protesto pela violência policial em apoio aos vacinadores.A escola Militar da praia vermelha,aproveitando a agitação popular, rebelou-se contra o governo. A repressão foi rápida eficiente e violentíssima.
BÁRBARA DIOGO, FERNANDA, GABRIELA

2 comentários: