domingo, 27 de setembro de 2009

Respostas das questões do Vargas

Pessoal, aí vão as respostas daquelas questões do Vargas. Dêem uma conferida com as de vocês, pois não precisa estar com essas palavras, basta que tenham os elementos que estão nessas daqui!

As do livro:
1. Quando foi promulgada, em 1943, a CLT assegurou benefícios reais aos trabalhadores, mas também proporcionou ao Estado os instrumentos para combater o movimento operário organizado sempre que julgasse oportuno. Em outras palavras, a ampliação dos direitos político-sociais dos trabalhadores promovida por Vargas permitiu exercer maior controle sobre o nível de organização dos setores populares, impedindo o florescimento de uma organização autônoma em torno de um programa alternativo impulsionado por algum partido de contestação ao regime. Além disso, a partir da Era Vargas, aconteceram intervenções nos sindicatos mais combativos e a Justiça do Trabalho tratou de decretar a ilegalidade das greves de maior capacidade de mobilização.

4. O ataque japonês a Pearl Harbor alterou os rumos do conflito e a posição de neutralidade brasileira. Os Estados Unidos entraram na guerra e passaram a pressionar o Brasil pelo rompimento de relações diplomáticas e comerciais com os países do Eixo. em janeiro de 1942, o Brasil se alinhou ao bloco dos Aliados. O afundamento de navios brasileiros, supostamente pelos alemães, em fevereiro de 1942, precipitou a entrada do Brasil no conflito; em agosto o Brasil declarou estado de beligerância contra a Alemanha e a Itália. A contribuição brasileira na luta contra o nazifascismo se deu através de cooperação produtiva, com o fornecimento de matérias primas como borracha e minério de ferro; logística, com a concessão de bases militares em Belém, Natal, Recife, Salvador e outros núcleos; e pela participação direta da FEB (Força Expedicionária Brasileira) nos combates contra os alemães na campanha da Itália. Em contrapartida, o governo Vargas recebeu créditos para a recuperação das jazidas de ferro de Minas e da ferrovia do Vale do Rio Doce e para a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda (Companha Siderúrgica Nacional). Mas o envolvimento brasileiro na luta contra o nazifascismo impulsionou as mobilizações democráticas no país. O Estado Novo desabou após a vitória aliada por uma questão de lógica: o Brasil lutara na guerra a favor das democracias, logo, não fazia sentido manter-se como ditadura. A contradição era evidente e a oposição e a opinião pública, sempre que tinham oportunidade, cauisavam constrangimentos ao presidente. Afirmava a oposição: se a liberdade fora defendida lá fora, que fosse respeitada aqui dentro. A pressão crescente levou o governo a marcar para 2 de dezembro de 1945 a realização de eleições gerais, mas Vargas foi derrubado antes disso.

5. Aqui há que citar a era das cantoras do rádio, o crescimento e o auge de Carmem Miranda, a criação da Voz do Brasil, o crescimento do samba e a difusão de clássicos do período (Orlando Silva, Vicente Celestino, Dorival Caymmi, etc.) pelas ondas do rádio. Na literatura, destacam-se, entre tantos outros, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Jorge Amado, etc. É também período de popularização do futebol, e de destaques na arquitetura, com Oscar Niemeyer. Período também do teatro de revista e do florescimento do cinema (de Hollywood e de companhias brasileiras).

As do caderno:
a) O Governo Provisório é período de "assentamento" do presidente no Brasil. Período turbulento, em que ocorre a Revolução Constitucionalista (SP 1932) e em que Vargas tem de se consolidar no poder. Criação dos primiros direitos trabalhistas e nomeação da Assembleia Constituinte, que promulga a Constituição em 1934 e confere um mandato de 4 anos ao presidente, a ser iniciado em 1934.

b) Com a Revolução Constitucionalista, os paulistas pretextavam o estado de ilegalidade vivido pelo Brasil, com um presidente não-eleito no poder. Exigia-se a imediata reconstitucionalização do Brasil, quebrada por Vagas. Na verdade, os paulistas ressentiam-se da perda do poder para a Aliança Liberal de Vargas e pela nomeação, por este de um interventor para o estado de São Paulo. Após 3 meses de conflito entre as forças paulistas e as tropas federais, estas sufocam o movimento e Vargas consolida-se no poder.

c) Entre os principais itens da Constituição de 1934 estão: preservação do federalismo e do presidencialismo;instituição do voto secreto;proibição das diferenças salariais por idade, sexo, nacionalidade e estado civil; instituição do salário mínimo; jornada de trabalho diária de 8 horas; repouso semanal e férias anuais remuneradas; proibição do trabalho a menores de 14 anos; etc.

d) A polarização política brasileira na década de 30 é visivelmente influenciada pelo contexto nacional, e representada pelo dualismo entre extrema direita (movimentos de inspiração fascista, como o Integralismo) e a extrema esquerda (Aliança Nacional Libertadora e Partido Comunista).

e) Como qualquer ditadura, o Estado Novo caracteriza-se pela instituição da censura, o controle dos meios de comunicação, a criação de mecanismos e de um órgão oficial de propaganda do regime (no caso o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda), instituição da pena de morte (a ser aplicada em casos de crimes contra a ordem pública e o Estado), suspensão dos direitos e garantias individuais, proibição das greves e submissão do Legilativo e do Judiciário ao Executivo.

Resumidamente, é isso. Qualquer coisa, coloquem comentários - aqui ou em aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário