terça-feira, 31 de março de 2009

Atividade Revolução Industrial - parte I

Buenas, vamos botar essas crianças para trabalhar. Acho que vocês ainda não entenderam o propósito/ funcionamento de um blog, que é a INTERAÇÃO. Todo mundo pode e deve dar palpite nas postagens, colocar suas idéias, dúvidas, etc.
Pensando nisso, a primeira parte da atividade da Revolução Industrial visa estimular isso.
Lá vai:

Que característica OU consequência (mazá, viram, já botei sem trema!!!!) da Revolução Industrial foi possível perceber no trecho do filme "Tempos Modernos" que assistimos hoje?
ATENÇÃO:
1) Respostas somente por "comentários" (NÃO ESQUEÇAM DE ASSINAR, NÃO SOU ADIVINHO!!)
2) NÃO VALE REPETIR AS QUE JÁ TIVEREM APARECIDO. Cada um que for colocar uma, leia antes as que os colegas já colocaram!!!
3) Valem as respostas (comentários) colocadas ATÉ QUINTA-FEIRA, 02/04/09.

Té +!

24 comentários:

  1. A revolução industrial teve como consequência o aumento do capitalismo e da competitividade social. Trouxe mais agitação e correria para vida de todos, causando também mais extresse. Acho que a causa foi a necessidade de ter maior produtividade com menos trabalho e conseguir mais lucros do que outros comerciantes.

    ResponderExcluir
  2. A revolução industrial como o nome ja diz é na industria que os avanços tecnologicos acontecem.
    As maquinas foram sendo cadda vez mais melhoradas e as industrias passavam a produzir cada vez mais e mais, e menos se precisava de trabalhadores para manusear as maquinas.
    No "filme" que vimos hoje a industria era bastante acelerada, pois pelo menos algumas vezes o dono da industria pediu para acelerar a produção, vimos também um inventor da maquina que dava o lanche aos funcionarios, sem que eles paracem de produzir, ou seja, eles nao perderiam tempo de produção.
    Com o avanço das maquinas nas industria ainda era necessario funcionarios trabalhando, para que a produção fosse ainda maior.
    Mas ao longo dos anos isso seria reduzido ao maximo, pois a maquina iria substituir metade de uma industria, e não seria necessario muitos funcionarios trabalahndo.

    ResponderExcluir
  3. A Revolução Industrial como aparece no filme foi uma completa inovação, a tecnologia se expandiu facilitando muito a produção, as máquinas agora davam - lhe maior produção e menos trabalho. também havia a enorme competitividade, pessoas enventando cada vez mais experimentos para então se tornar o mais "moderno", ser o melhor, e consequentemente ganhar mais dinheiro.
    também pude ver no filme que a produção era eficaz e muito mais rápida com uso de máquinas, trazendo mais lucro em menos tempo.

    ResponderExcluir
  4. A revolução industrial, mais uma inovação!As tecnologias foram se expandindo,facilitando os funcionários.Com as evoluções das máquinas, as industrias produziam mais.No filme que vimos, um exemplo era uma invenção de máquina que os funcionários se alimentavam,sem parar de produzir,ou seja,não tendo perca de tempo,e trazendo mais lucros.

    ResponderExcluir
  5. Uma caracteristica da evolução industrial que podemos ver no video é que os trabalhadores nao faziam mais todo o trabalho manual visando lucro próprio, e passaram a trabalhar como empregados operando maquinas para um patrão que ficava com os lucros.

    ResponderExcluir
  6. Com a Revolução Industrial, a competitividade entre as pessoas e a exploração do trabalhor aumentou significativamente, como vimos no filme "Tempos Modernos", em que os trabalhadores tinham que trabalhar muito sem ter direito a quase nada, pois a oferta de mão-de-obra era muito grande.

    ResponderExcluir
  7. O filme "Tempos Modernos" com o grande Chaplin, é com certeza uma ótima crítica feita por ele a toda essa parte de exploração do trabalhador na Revolução Industrial. Pode-se ver no filme as grandes máquinas trabalhando, fazendo com que o trablaho se torne mais rápido, o que inegavelmente é uma inovação. Porém o uso de funcionários não foi dispensado, e como a procura era muito grande por consequência do desemprego dos artesãos, os funcionarios eram obrigados a fazerem trabalhos repetitivos durante horas, e Chaplin mostra muito bem que esse trabalho repetitivo causava nos trabalhadores a doença que conhecemos hoje por LER (lesões por esforços repetiticos). Além disso, no filme, o proprietário da fábrica recebe um novo invento, onde os trabalhadores são alimentados enquanto trabalham, para que não parem de produzir, mais um abuso por parte do proprietario.

    ResponderExcluir
  8. Mariana Nunes

    Podemos perceber no filme varias características da revolução indrustrial.
    A principal caracteristica são as grandes máquinas, também podemos ver os funcionarios pobres trabalhando sem parar. Com tantas pessoas procurando emprego os patroes podiam abusar dos funcionarios sem ter nenhuma lei a respeito disso.
    Outra caracteristica é que já havia um trabalho destinado a cada pessoa, não era mais como antes que todos os funcionarios faziam tudo. Assim tudo ficava mais rapido e as fabricas produziam muito mais.

    ResponderExcluir
  9. O filme Tempos modernos mostra alguns fatos da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL,que foi como ja diz o nome uma revoluçao nas industrias,onde o boa parte da mao-de-obra foi trocada por maquinas,que ate hoje veem sendo adptadas,no filme vimos que,na epoca os trabalhadores ja haviam a distribuiçao do trabalho,e algumas maquinas,mas mesmo assim,eles conseguiam ser explorados.

    ResponderExcluir
  10. Com o filme podemos ver várias características da Revolução, uma por exemplo, o trabalho explorado, por mais que os operarios trabalhassem, não podiam parar nem para almoçar e ja queriam até fazer uma outra máquina para o operario trabalha comendo e eles tinham que aceitar, se não, não tinha emprego e passava por mais dificuldades ainda.

    ResponderExcluir
  11. Raíssa Pereira Vieira2 de abril de 2009 às 11:06

    A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas, digamos que um pouco “profunda” na economia, que transformou a humanidade a partir do século XVIII, e vem transformando e se transformando até hoje.
    Dessa forma, o grande desenvolvimento da manufatura que ocorreu a partir da segunda metade do século XVIII, levou ao surgimento das fábricas e provocou grandes modificações na economia e na política.
    Como conseqüência tem o êxodo rural, problemas de urbanização, (talvez a Primeira Guerra Mundial) e lesões por movimentos repetitivos de tanto trabalho em um pequeno espaço de tempo (como mostra o filme tempos modernos de Chaplin), ou seja, sem descanço. As máquinas facilitam o trabalho, mas também tem o lado ruim.
    Começou então a surgir grandes inovações e invenções técnicas como a máquina que alimenta sem perca de tempo, a partir daí começam a ser ampliadas as fábricas têxtil (e outras) e surge também (ou se preferir “nasce”) a Indústria Automobilística, entre outras. Tudo por causa da imensa ambição que começa a se expandir e assim gerando conflitos.

    Obs.: sor a 1ª guerra mundial entra nesse assunto? Pelo o que eu entendi sim.
    Bom, foi isso que eu entendi com o filme e com as aulas.
    ;)

    ResponderExcluir
  12. Uma das Principais características percebidas no filme, foi a exploração do trabalhador em relação a alta carga horária(sendo que os "escravos" não paravam nem pra se alimentar), e também ao auto grau de produtividade(uma ideia capitalista, onde os donos das indústrias só pensavam em lucros).

    "A velha Europa agrária foi se tornando uma região com cidades populosas e industrializadas", tornando-se assim a grande potência mundial da época até o acontecimento da 1°Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  13. Como podemos observar no filme, as maquinas da época eram bem menos aprimoradas do que as de hoje em dia, o filme apresentou muitos funcionários com funções que não podiam parar pois já sai tudo do controle, já hoje em dia muitas das funções exercidas por eles na época já foram substituídas por maquinas mais modernas e mais capazes de fazer o serviço, e com um valor menor e provavelmente com seu tempo de realização diminuído.

    ResponderExcluir
  14. No filme "Tempos Modernos" várias características foram apresentadas, por exemplo:
    Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições horríveis, ficavam então submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até a 80 horas por semana. O salário era muito baixo.A produção em larga escala e dividida em etapas iria distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores passava a dominar apenas uma etapa da produção, mas sua produtividade ficava maior. Como sua produtividade aumentava os salários reais dos trabalhadores ingleses aumentaram em mais de 300% entre 1800 até 1870.

    ResponderExcluir
  15. alessandro farias sterque2 de abril de 2009 às 14:40

    podemos perceber que no filme alem da exploraçao do trabalhador aconteciam muitas coisas como inventos fracassados,operarios trabalhando demais quase sem um intervalo tudo isso para gerar uma produçao maior e mais rapida trazendo um lucro maior para o dono que continuava pagando a mesma coisa aos trabalhadores sem dar chance de o operario crescer

    ResponderExcluir
  16. O filme que vimos "Tempos Modernos" da Revolução Industrial, fala como o nome já diz o surgimento das máquinas. Esse surgimento fez com que ocorressem muitas transformações, como por exemplo: aumento da produtividade, melhoramento da qualidade do produto, exploração do trabalhador industrial, muitas demissões, pois as máquinas faziam quase toda a parte do trabalho então precisavam de poucos trabalhadores. Com o aumento da produção o preço do produto cai. O dono da fábrica então percebe que para não perder dinheiro, os trabalhadores deveriam criar o máximo que conseguissem, e então os explora. Não os dando trégua para descansarem.
    Num desses dias um homem chega na fábrica e mostra seu invento para o dono, era uma máquina para os trabalhadores almoçarem sem precisarem parar com a produtividade, mas não deu certo, pois a máquina "pifou". Então os trabalhadores continuaram almoçando normalmente sem ajuda de nenhuma máquina e parando com a produtividade tendo pelo menos uma trégua na hora do almoço!

    ResponderExcluir
  17. Filme "Tempos Modernos" Revolução Industrial!
    Como o nome já diz, foi uma REVOLUÇÃO, pois mudou tudo. Começando pela fabricação, passando pelos desempregos até chegar na econômia. Primeiramente houve um aumento na produção, milhares de trabalhadores foram para a "rua". Isso faz com que o preço do produto tenha uma grande queda, dando prejuízo para o dono da fábrica. Ele esperto pensou e agiu: com o avanço tecnológico teremos muito mais produtividade lógicamente o preço cairá, dando a mim prejuízo. Vou fazer então com que os funcionários se "matem" trabalhando para que eu tenha um lucro maior.

    ResponderExcluir
  18. O filme "Tempos Modernos", nos mostrou muitas consequencias e características, pois existiam grandes quantidades de trabalhadores, que davam muita atenção ao trabalho, mas se por qualquer momento não dessem atenção necessária a ele, acabava atrapalhando toda a produção. No filme também mostrou a chegada de nova máquina, na idéia de tentar melhorar a produção.

    ResponderExcluir
  19. Com a Revolução Industrial ocorreu uma grande mudança na economia mundial. O conjunto de mudanças tecnológicas ocorrido,desenvolveu profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.

    ResponderExcluir
  20. O filme "Tempos Modernos" Revolução Industrial nos mostrou, que na Revolução Industrial tudo envolvia lucro, dinheiro, rapidez, em fim, facilidade. Quanto mais trabalho mais lucro para o dono; As pessoas era fiscalizadas para tudo, não tinham nem tempo de cormer nem tempo de ir ao banheiro; e ainda quando almoçavam tinham de comer muito rápido! Se o dono da fábrica visse que alguém estava muito parado, não ajudando, com certeza ia para rua! Pois eles so pensavam no Lucro! Máquinas que eram criadas para ajudar o dono a ter mais lucro, como por exemplo a que vimos no filme que era para almoçarem enquanto eles trabalhavam ( trabalhadores), acabou não funcionando... nem tudo era perfeito. Mas em fim, Teve um desenvolvimento ótimo através de anos e tentativas! e hoje estamos avançados atráves das máquinas, criadas pelo homem! Jeniffer, vai dizer que tu não sabia? a melhor resposta sempre é minha! :P brincadeira! boa noite sor

    ResponderExcluir
  21. O filme mostra as mudanças de "hoje" para a antiguidade , as máquinas .., e fora isso também mostra um trabalho em equipe , que apesar das máquinas precisa um ajudar o outro se não o trabalho de um acaba prejudicando o do outro !

    ResponderExcluir
  22. Um das características da revolução industrial foi a Construção de estradas de ferro, locomotivas, vagões, navios e máquinas industriais.E algumas consequências foram o uso intensivo da eletricidade e o desenvolvimento da física,da química e dos processos industriais.(Sor atrasei uns minutinhos a minha resposta,pq eu consegui fica na net agora pouuco,tava caindo antes!)
    Bejoo ba noite ;D

    ResponderExcluir
  23. O filme além de ser uma comédia, nos da uma base bem realista de como era a sociedade da época da revolução em questão, seus costumes e etc. mas o que mais me chamou a atenção é que essa revolução trouxe muito mais beneficios para os "ricos" do que para os "pobres" assim aumentando a ja existente desigualdade social, pois quem era rico com a chegada das máquinas multiplicou seu rendimento contratando menos empregados e muita matéria prima q a eles era vendida a baixo custo devido a grande quantidade apesar de algumas delas não funcionarem em perfeitas condições como a de comida do filme. =P

    PS¹- Seria ótimo uma maquina de comida como akela pra usar na frente do PC... xxD
    PS²- Ótimo filme.... ^^



    Ae sor desculpa o atraso pra postar aki o comentário. ^^'

    ResponderExcluir
  24. Moraes, Thyago Moraes13 de abril de 2009 às 12:47

    Assim como a revolução industrial trouxe benefícios, ela também trouxe malefícios:

    Uma das consequências que eu vi no filme é a questão da saúde física e psicológica que a pressão do trabalho fazia sobre os impregados, um bom exemplo é nosso caro Chaplin com seus tiques nervosos devido a repetição do mesmo movimento!
    Outra consequência é a poluição não só do ar, que trouxe consigo doenças respiratórias, assim como a poluição de rios, que mais tarde acabaria se revelando um grande problema que se manifesta nos dias de hoje!!!

    Pronto sor... desculpa a demora, o senhor sabe qual o motivo!

    ResponderExcluir