domingo, 29 de março de 2009

Grupo 6 - Personagens/ Grupos/ Atuação

Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea. Foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa Inconfidência Mineira. Esse movimento teve a participação de vários grupos sociais: pobres, desempregados, pequenos comerciantes, camponeses (estes tinham que pagar tributos à nobreza e ao clero). Em 1789, a população da França era a maior do mundo, e era dividida em três estados: clero (1º estado), nobreza (2º estado) e povo (3º estado). Clero: - Alto clero (bispos, abades e cônicos)- Baixo clero (sacerdotes pobres)
Nobreza:- Nobreza cortesã (moradores do Palácio de Versalhes)- Nobreza provincial (grupo empobrecido que vivia no interior)- Nobreza de Toga (burgueses ricos que compravam títulos de nobreza e cargos políticos e administrativos)
Povo:- Camponeses- Grande burguesia (banqueiros, grandes empresários e comerciantes)- Média burguesia (profissionais liberais)
Após a Revolução O terceiro estado começa a se transformar em outros grupos: Girondinos, Jacobinos e Republicanos, começam a surgir com opiniões diversificadas.
Os girondinos era um grupos político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa. Representavam à alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política, assim faziam oposição aos Jacobinos. Seus representantes sentavam-se à esquerda no recinto da Assembléia, enquanto os jacobinos sentavam-se ao centro, já os san culottes sentavam se à direita, destas posições surgiu à convenção política da identificação dos termos direita e esquerda com conservadores ou moderados e radicais ou progressistas, respectivamente.
Os Jacobinos representavam à baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre, agiram implacavelmente. No Oeste francês, a contra-revolução foi reprimida sem tréguas. Em Nantes, o braço do terror fez com que fossem afogados no Rio Loire aproximadamente três mil suspeitos, inclusive os padres refratários (isto é, aqueles que não aderiram à república) e salteadores comuns, sem direito à defesa. Em outras regiões, devido à lentidão da guilhotina, os suspeitos eram fuzilados aos magotes. Nestas operações de extermínio destacou-se Joseph Fouché, um terrorista que mais tarde seria o chefe de polícia do regime de Napoleão. Saint-Just, por seu lado, explicava as execuções: "É preciso governar com a espada os que não podem ser governados com a justiça".
O poder discricionário de Robespierre não tinha limites. No verão francês de 1794, o terror atingiu o seu auge. De 11 de junho a 27 de julho, o Tribunal Revolucionário expediu 1.376 condenações, só em Paris.
Os republicanos eram radicais e defendiam profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.
Havia republicanos a favor da abolição, mas, justamente por isso, não tinham apoio dos fazendeiros ricos, que dependiam dos escravos, apenas quando a Princesa Isabel libertou os escravos, os fazendeiros passaram a apoiar a república, foi possível proclama-la.

Honoré Gabriel Riqueti, conde de Mirabeau
Foi um jornalista, escritor, político e grande orador parlamentar francês. Foi um destacado activista e teórico da Revolução Francesa, destacando-se pela sua retórica apaixonada e convincente, tanto oral como escrita, o que lhe mereceu o epíteto de L'orateur du peuple. Fez parte da Maçonaria e teve um papel relevante na Revolução Francesa, durante a fase inicial da qual foi um dos moderados que pretendia a transição para uma monarquia constitucional. A sua morte foi um dos factores que precipitou a queda da monarquia francesa.

Jacques-Pierre Brissot
Foi um político revolucionário francês, e chefe do partido político Gironda. Foi preso por três meses na Bastilha, sob a acusação de escrever contra a Rainha. Participou da derrubada da Bastilha em 1789, e foi eleito para a Assembléia Nacional pelo Gironda, partido político burguês moderado na Revolução Francesa, e de oposição aos radicais democratas jacobinos. Tornou-se líder dos Girondinos, e caiu em desgraça para terminar sendo guilhotinado com outros companheiros de movimento, em Paris, no ano de 1793.

Robespierre
Líder político, revolucionário e magistrado francês. Comandou o grupo de Jacobinos chamado Montanha que dirigia o governo pelo Terror voltado para eliminação dos inimigos da Revolução Francesa. Tabelou os preços, taxou a riqueza, tornou o ensino obrigatório, confiscaram os bens dos nobres e estrangeiros, além de proteger os pobres, velhos e desempregados por leis que desagradaram tanto um lado quanto o outro. Contudo, a Convenção de 24 de julho de 1794, achou por bem destituí–lo do comando, executando–o sumariamente no um dia após sua derrubada.

GRUPO: BIANCA, JENIFFER, JÉSSICA TOLEDO, JULIANE, LILIANE, NATÁLIA, PATRÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário