domingo, 29 de março de 2009

Cultura da Revolução Francesa


Em 1983 foi criado o museu da Revolução Francesa que abriga ao lado de suas valiosas coleções de obras de arte, um centro de documentação e biblioteca que traz o nome de Albert Soboul ( 1914-1982 ).
Este centro pode ser considerado como indispensável para os estudos relacionados com o século XIX e as transformações culturais que a revolução causou na Europa e no mundo.
Os grandes quadros com representações históricas do século XIX chamam naturalmente em primeiro lugar a atenção nas escadarias e nos amplos espaços do palácio.





Filmes:
A Inglesa e o Duque.

Em 1793, no auge da Revolução Francesa em Paris, os revolucionários queriam a morte do Rei Luís XVI e de sua esposa. Naqueles anos de terror, a aristocrata britânica Grace Elliot morava na capital francesa. Amante do Duque de Orleans, primo de Luís XVI, Elliot era partidária na democratização da monarquia. Percebendo o risco que sua própria vida corria, negou-se a fugir para Londres e preferiu continuar em Paris, anotando em seu diário toda sua experiência como incrédula testemunha diante das sangrentas ações de um povo que se movia ao grito de liberdade, igualdade e fraternidade, que acabou com boa parte da aristocracia francesa.




Um dos marcos da história da humanidade, a Revolução Francesa foi tema de mais três filmes. São obras-primas do cinema realizadas por grandes diretores, como o Francês Jean Renoir, o italiano Ettore Scola e o polonês Andrzej Wajda. Fundamental para pesquisadores, professores, estudantes e cinéfilos.

Danton – o processo da revolução.Durante a fase popular da Revolução Francesa, instala-se o período do "terror", quando a radicalização revolucionária dos jacobinos encabeçada por Robespierre inicia um violento processo político com expurgos, manipulação de julgamentos e uma rotina de execuções pela guilhotina.Danton, líder revolucionário, critica os rumos do movimento, tornando-se mais uma vítima do terror instalado por Robespierre.

Casanova e a revolução.

França, 21 de junho de 1791. O rei Luís XVI e sua família tentam fugir de carruagem do país. Na mesma estrada, segue uma outra diligência, com o sedutor Giacomo Casanova, o escritor Restif de La bretonne, o liberal inglês Thomas Paine, uma misteriosa condessa, entre outras personagens históricas e fictícias. Quando chegam a Varennes, testemunham a prisão da família real e passam a noite discutindo sobre a vida, o amor e a política.

A marselhesa

Baseado em minuciosa pesquisa dos documentos da época, esse clássico do cinema francês é um filme apaixonante sobre momentos chaves da Revolução Francesa, da queda da Bastilha em 1789 á deposição do rei Luis XVI em 1792, passando pela criação e divulgação do hino nacional francês, La Marseillaise.

Personagens :

Napoleão Bonaparte:.
A Revolução Francesa foi a maior oportunidade perfeita para Bonaparte alcançar seu objetivo maior. Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria.Ele foi muito bem quisto por seus soldados e por grande parte do povo francês. Seu poder foi absoluto após ter sido nomeado cônsul.

Robespierre:
Uma das figuras mais importantes da Revolução Francesa.
Principal líder jacobino.
Era sempre a favor das minorias e contra a aristocracia.
Desprezava o dinheiro e as glórias do mundo, tinha aversão pelos oportunistas e hipócritas e abominava aqueles que usavam a revolução para obter vantagens particulares.

Brissot:
Líder do movimento girondista durante a ravolução francesa.
Colaborou com publicações regulares da Europa e fundou o Jornal du lycée, em londres, onde propagava suas idéias políticas. Foi preso e condenado a três meses de prisão na Bastilha, sob a acusação de escrever contra a rainha.
Participou da derrubada da Bastilha.
Envolvido na política, foi eleito para a Assembléia Nacional pelo gironda, partido político burguês moderado na Revolução Francesa e de oposição aos radicais democratas jacobinos.

NOME: SUELLEN

3 comentários:

  1. odiei esta porra de site

    ResponderExcluir
  2. q merda isso velho, que merda que não explica nada , af né, mepoup

    ResponderExcluir
  3. não entendi nada, não tem explicação!! :/

    ResponderExcluir