sábado, 28 de março de 2009

Grupo 5 - O Diretório


Nesta fase onde os girondinos ocupavam a parte central da assembléia legislativa, os realistas ficavam à direita e os poucos jacobinos que restavam ficavam à esquerda. Nessa transição tentaram restaurar a monarquia através de um golpe. Porém um jovem militar chamado Napoleão Bonaparte impediu a revolução.
Os radicais também tentaram acabar com o poder burguês através de uma grande revolta popular. Graco Babeuf, líder principal da “conspiração dos iguais”, criticava a propriedade privada e defendia a volta de um governo popular. Apesar disso, o Diretório continuava a criar mudanças para o projeto político burguês.
Ao mesmo tempo, a França conseguia vitórias cada vez mais importantes contra os exércitos absolutistas europeus. Nas batalhas na Europa Oriental, em Malta, na Suíça, no Egito e na Síria os franceses derrotavam quem era contra o avanço revolucionário. Entre tantos combatentes, Napoleão Bonaparte se tornava unânime entre os defensores da soberania nacional francesa.
Em pouco tempo, as vitórias de Napoleão se transformaram em portas para sua própria ascensão política. Convidado para participar do governo francês, Napoleão aproveitou para criar um golpe de Estado contra o Diretório. Com o apoio de membros importantes da alta burguesia, o comandante militar realizou o golpe de 18 de Brumário, correspondente ao dia 9 de novembro de 1799, segundo o calendário cristão.
O Diretório deu lugar ao Consulado, integrado por três representantes entre os quais estavam Roger Ducos, o abade de Seyès e o próprio Napoleão Bonaparte. Na prática, o general corso concentrava as mais importantes decisões em suas mãos e, dessa forma, trilhava o caminho que posteriormente o elevaria à posição de imperador da França. Apesar da aparência monárquica, o vindouro fato consagraria as aspirações burguesas que movimentaram a Revolução Francesa.
- Ocorreu em 1795 e 1797 golpes realistas (queriam o retorno dos Bousbons, à direita);
- Em 1796 ocorreu a Conspiração dos Iguais, um movimento dos sans-culottes, liderados por Graco Babeuf;
- Externamente o exercito francês acumulava vitórias, onde se destacou a figura de Napoleão Bonaparte, militar brilhante e habilidoso;
- Necessitando garantir-se e consolidar a República burguesa contra as ameaças internas, os girondinos desfecham um golpe contra o Diretório, com Bonaparte na liderança. Foi o golpe do 18 de Brumário (9 de novembro de 1799);
- O Diretório foi substituído pelo Consulado representado por três elementos: Napoleão, o abade Sieyes e Roger Ducos. Sendo que o poder na verdade se acumulou na mão de Napoleão, que ajudou a consolidar as conquistas burguesas da Revolução. Dando assim início à Era Napoleônica.

O Diretório, criado em 1795, marcou a retomada de poder dos girondinos na revolução francesa. Aproveitando a fraqueza da política deixada pelos radicais que controlavam a Convenção Nacional, a alta burguesia conseguiu reassumir o país fazendo mudanças que acabaram com as medidas que a população havia tomado. A partir daí, qualquer mudança feita seria controlada facilmente e excluída pela política. Entre as primeiras medidas tomadas, o novo governo criou uma nova constituição que colocava cinco integrantes no Poder Executivo. Estes membros do chamado Diretório seriam escolhidos por votação do Poder Legislativo que, voltariam a ser escolhidos pelo sistema de censitário. Com tudo isso, buscavam evitar outra radicalização política e, estabilidade para lutar contra os problemas internos e as tropas inimigas.
Na época da revolução francesa, reinava a ditadura dos jacobinos, com o líder Robbespierre. Para governar, ele procurava se equilibrar entre a política da alta burguesia e a política da maioria da população.
O governo de Robbespierre conquistou sucesso, principalmente na área militar. O exército francês conseguiu diminuir o ataque estrangeiro que iria invadir a França de novo.
Robbespierre queria se sustentar no poder eliminando as oposições dentro do governo, condenou a morte de alguns membros da própria Convenção, entre eles Danton, que discordava de suas práticas radicais.
Os girondinos e a planície se uniram contra o governo de Robbespierre, que perdeu o apoio popular. No final ele foi preso e morto na guilhotina. O Diretório
Depois de Robbespierre morrer, a Convenção era controlada por representantes da alta burguesia que criaram uma nova Constituição. Essas leis ficaram prontas em 1795, continuando o regime republicano. Ele seria controlado pelo Diretório, composto por cinco membros eleitos pelo Legislativo.
O diretório durou de 1795 a 1799. Foi um período de extinção das conquistas do povo, com um governo problemático, pelo desemprego, a falta de alimento das cidades e a corrupção. O Estado tentava controlar a revolta da população e convencer o povo do poder político da burguesia sobre o país, mas a situação só piorava.


GRUPO: BÁRBARA, FERNANDA, GABRIELA, GUILHERME

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quem eram os 5 representantes do diretório, que condenaram Graco Babeuf de forma sumária.

    ResponderExcluir